A estética das pálpebras preocupa muitas pessoas já que, às vezes, denunciam o cansaço ou uma noite mal dormida. Mas nem sempre esses são os motivos pelos quais as indesejadas imperfeições aparecem na região. Tabagismo, exposição ao sol, alimentação, excesso de bebida alcoólica, fatores genéticos e até período menstrual influenciam bastante no surgimento das rugas finas, manchas, bolsas de gordura e flacidez nas pálpebras inferiores e superiores.
Entretanto, graças aos avanços tecnológicos na dermatologia, é possível driblar tais inconvenientes. Um deles é a Radiofrequência Pulsada com Multiagulhas (RPM) que busca diminuir esses incômodos, tendo como resultado a harmonia e o rejuvenescimento facial.
A dermatologista da Clínica Costa Daher, Dra. Darleny Costa Daher, explica que a RPM atua promovendo a contração e produção de um novo colágeno, além de estimular as fibras elásticas, gerando o rejuvenescimento da região tratada. “O procedimento alcança resultados bastante satisfatórios, influenciando consideravelmente na melhora da autoestima dos clientes saúde”, afirma.
Entenda como funciona
A Radiofrequência Pulsada com Multiagulhas (RPM) usa a energia fracionada de alta frequência, através de eletrodos com várias agulhas conectadas a um aparelho de radioeletrocirurgia, o FRAXX. Após a assepsia do local, é realizada anestesia infiltrativa na área das pálpebras e, em seguida, a aplicação da RPM.
“Para tratamento da área das pálpebras, normalmente indicamos uma única sessão. Para tratamentos extrafaciais, vai depender da indicação”, esclarece a Dra. Darleny.
Quando é indicado?
Este procedimento é indicado para o tratamento de:
- rugas finas;
- flacidez;
- bolsas de gordura nas pálpebras;
- hipercromia da área dos olhos;
- estrias;
- cicatrizes.
A RPM é mais vantajosa do que uma cirurgia?
Cada procedimento tem sua indicação. A cirurgia proporciona melhores resultados àquele indivíduo com excesso considerável de pele. Já para os clientes com pouca flacidez, rugas e manchas, o ideal é fazer RPM. “Através deste método, é possível retardar um procedimento cirúrgico futuro, que traz um afastamento mais prolongado das atividades cotidianas”, assegura a Dra. Darleny Costa Daher.
Como prevenir olheiras?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) sempre faz questão de reforçar a necessidade de todos usarem filtro solar e para evitar olheiras a prática também funciona. “O forte aliado para a prevenção das olheiras é o uso diário de filtro solar com FPS 15, no mínimo, ao redor dos olhos. Outra dica é usar o mesmo protetor que se costuma aplicar no rosto, mas desde que ele seja testado oftalmologicamente, para não agredir as pálpebras e os olhos. Algumas versões do produto, em forma de bastão, são específicas para a região”, orienta a SBD.
Sobre a Clínica
A Clínica Costa Daher está localizada no Centro Médico Lúcio Costa, na SGAS 610/611 Sul. A clínica foi inaugurada em março de 2016 e conta com 100 m2, distribuídos entre recepção, consultórios, administração e sala de procedimentos. No local, são oferecidos atendimentos clínico, cirúrgico e procedimentos estéticos. A nova clínica é a realização de um sonho e foi planejada com foco no conforto do paciente, em primeiro lugar. O objetivo principal é fazer com que ele se sinta dentro da própria casa.
Na Dermatologia Estética: Laser, Peelings Químicos, Preenchimento, Toxina Botulínica Tipo A, Sculptra.
Na Dermatologia Cirúrgica: Biópsia, Cauterização Química, Curetagem e Eletrocauterização e Excisão Cirúrgica.
Conheça a Dra. Darleny Costa Daher
Formou-se na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), em 2006. Fez Residência Médica em Dermatologia, de 2008 a 2011, no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro. Fez estágio opcional no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay da Santa da Misericórdia do Rio de Janeiro/RJ (2006) e estágio supervisionado no Ambulatório Souza Araújo, Laboratório de Hanseníase – IOC/FIOCRUZ (2010) e no Ambulatório de Esporotricose do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/FIOCRUZ (2010). A Dra. Darleny Costa Daher é, atualmente, médica dermatologista da Clínica Costa Daher.