Cirurgia para aspiração da gordura para melhorar o contorno da silhueta. A quantidade máxima a ser aspirada não pode ultrapassar 7% do peso corporal. Já na Lipoescultura, utiliza-se a gordura aspirada dos locais em excesso e coloca em outros de escassez, como a região glútea. Ela também é utilizada para correções de atrofias e depressões por doenças genéticas, cicatrizes, uso de antiretrovirais (HIV), câncer de mama, etc.
O cirurgião plástico alerta que vários termos têm sido utilizados para denominar a lipoaspiração, como mini-lipo, hidro-lipo, lipo-light, porém esses procedimentos não podem ser considerados uma Lipoaspiração ou Lipoescultura. “As cirurgias de contorno corporal, na sua quase totalidade, devem ser realizadas em centro cirúrgico, com a paciente monitorada e sob a supervisão de um médico anestesiologista”, diz.
Pré-operatório
O preparo para a cirurgia começa com um bom exame físico: “onde veremos quais são a queixas do paciente, e quais as soluções a oferecer e se poderemos corresponder com a expectativa que tem na cirurgia”, diz o cirurgião plástico
Posteriormente, os exames pré-operatórios são solicitados. O paciente deverá consultar um cardiologista para análise do risco cirúrgico cardiológico e fazer suas recomendações para maior segurança do procedimento cirúrgico.
Pós-operatório
Após a lipoaspiração, tem-se um repouso para atividades físicas de 15 a 30 dias, dependendo do tamanho da cirurgia, os pontos são retirados após 7 a 10 dias. “O uso de malhas compressivas com talas é indispensável, e a realização de drenagem linfática é indicada para um melhor resultado e diminuição de nódulos”, aconselha Bruno Granieri.
Novidades
A lipoaspiração a laser, apesar de ainda não ter comprovação em relação à sua superioridade ao método tradicional, vem com a promessa de promover um menor sangramento, maior eficácia e segurança, e promover uma maior retração da pele. “Em pacientes que com o método tradicional teria a necessidade de retirada de pele com cicatrizes maiores, na lipo a laser conseguiria o mesmo resultado com pequenas incisões. As desvantagens são o alto custo, e a não utilização de gordura aspirada com laser para enxerto”, finaliza o especialista.
Fonte: Estética e Plástica